Superintendente da GCM é ouvida pelos vereadores na Câmara

Superintendente da GCM é ouvida pelos vereadores na Câmara

Por: Silvia Morais - Foto: Aline Pereira

A Comissão Especial de Estudos, para analisar as atuais condições e necessidades da Guarda Civil Municipal em relação aos equipamentos, armamentos, munições, viaturas, fardamentos, estrutura de trabalho e plano de carreira, composta pelos vereadores Otoniel Lima (PRB), presidente, Isaac Antunes (PR), Lincoln Fernandes (PDT), Alessandro Maraca (MDB) e Fabiano Guimarães (DEM), ouviu na tarde desta terça-feira, 22 de maio, a superintendente da Guarda Civil Municipal, Monica da Costa Noccioli.

Os vereadores decidiram convidar a superintendente após um requerimento elaborado por Fabiano Guimarães, ter retornado com respostas incompletas.

Também acompanharam a reunião os vereadores Jean Corauci (PDT), Elizeu Rocha (PP), Adauto Marmita (PR) Gláucia Berenice (PSDB), Marinho Sampaio (MDB) e Mauricio Vila Abranches (PTB). O representante da OAB, Ricardo Alves de Macedo, compôs a mesa. Os cinquenta recém efetivados guardas municipais assistiram toda a reunião.

Monica esclareceu aos vereadores, que atualmente o efetivo da GCM é de 197, e com os novatos totaliza 245 guardas. Destes, 24 tem restrições de saúde, atuando conforme as recomendações médicas. A parte administrativa é composta de 13 guardas.

Questionada sobre a quantidade de aposentados neste ano e a previsão até dezembro, Mônica afirmou que foram aposentados sete, e a previsão é de mais sete, a maioria já afastados de suas funções devido a problemas de saúde.

A frota encontra-se em análise de terceirização. Está sendo realizado estudos para verificar qual a forma mais econômica e prática.

Sobre a estrutura dos equipamentos, Mônica afirmou que está razoável para o momento, mas em breve existe a necessidade de melhorias.

Armas e munições foi um ponto que gerou discussão. Mesmo a superintendente afirmando que as armas são suficientes para o efetivo atual, e que para os ingressantes já se encontra em processo de compra.  As munições geraram preocupação entre os vereadores, pois encontram-se a oito anos sem substituição, e o prazo recomendado pelo exército é de um ano. Diante este fato, foi comunicado pela superintendente que já está sendo finalizado o processo licitado.

O fardamento e os coletes balísticos serão substituídos junto com o armamento.

As atividades desenvolvidas pela GCM são: Ronda Escolar, Canil, ROMU, medida protetiva à mulher, Patrulha Ambiental.

Para o vereador Fabiano ficou claro é que hoje, a Guarda Municipal tem funções maior que o efetivo pode atender.

As questões que não foram respondidas durante a reunião, Monica se comprometeu a enviar o mais breve possível para a CEE.